FALE COMIGO



O SLOGAN DO ESPAÇO RECRIE-SE
"RECONHEÇA-SE COMO CRIADOR DE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA RECRIAR EM SUA VIDA"


Limites. Um Amor Que Exige!

Como faço para educar e dar limites a meu filho? É bem provável que nós pais já nos fizemos essa pergunta nos dias de hoje. Os filhos tem comportamento de igual pra igual com os pais, agem por comparação, e apontam o dedo no nariz dos pais. Será que esquecemos como fomos educados e não sabemos educar e dar os limites necessários aos nossos filhos? O que mudou? Inverteram-se os papéis? São eles que dão limites aos pais?
Vocês devem lembrar de quando os nossos pais nos chamavam para conversar. Ficavámos com medo, e muito pensativos. Mais que depressa íamos ver o que queriam. E qualquer coisa que falassem, aceitavámos. Mesmo que eles estivessem errados, jamais ousaríamos falar, criticar, ou querer saber o porque do castigo. Sabíamos que o amor que tinham exigia de nós, respeito e obediência.

Hoje quando falamos  com nosso filhos, ouvimos: - O que foi agora?  vai começar? terminou? ta ta ta... 
Os pais ficam sem saber o que fazer. É difícil  faze-los entender que devem respeito e obediência aos pais. Amamos nosso filhos, precisamos e devemos dar limites a eles. Ao perceberem os limites  os adolescentes se revoltam, e agem com provocações. Parece  uma afronta, mas no fundo estão felizes por ter alguém se importando de verdade com eles, exigindo limites. Os adolescentes estão na fase da vida que é a preparação para vida adulta. Como serão adultos equilibrados se não exigirmos limites? Os filhos menores argumentam. Mas se observarmos bem, vamos ver que eles estavam esperando por isso, ficam felizes, mesmo que  resmunguem. Sentem o amor dos pais, se sentem amparados, seguros e mais auto-confiantes. Eles são tão inteligentes.Usam ferramentas emocionais  poderosas para agir com seus pais.Através do chorro e a chantagem emocional pegam no ponto fraco dos pais e são capazes de  conseguir o que querem.

O mundo esta  cheio de informações,  a tecnologia toma conta  de nossas vidas de tal forma que deixamos entrar em nossas famílias através da mídia muitas coisas boas, mas também muitas coisas ruins que trazem uma má influência para o desenvolvimento de nosso filhos. Você já parou para assistir  aos desenhos animados que seu filho assiste?  Nossos filhos são como um computador novo, aprendem rápido e fácil. Não deixe de dar limites ao seu filho só por que é mais prático ele não te perturbar enquanto vê televisão. 

Mesmo que nossos filhos falem conosco de igual pra igual não significa que  não devemos dar limites a eles. Filhos com limites desenvolvem personalidades mais equilibradas. Terão uma vida mais plena e feliz, viverão relacionamentos saudáveis, suas vidas profissionais serão mais estáveis, e a no~ção de respeito se ampliará. . Todas as pessoas precisam de limites para viver. 

Nos dias de hoje, nós pais temos que ser sábios para educar e dar limites aos nossos filhos. Podemos usar do diálogo - que é uma ferramenta poderosa - para explicar o porque do limite imposto, o porque é importante  respeito aos pais, o porque eles devem obediência, o porque da colaboração deles para  conosco. Explique e justifique tudo mas não deixe de dar limites. Use e abuse do diálogo.

Não se intimide diante dos filhos por nada do que tenha feito. Quer o melhor para o seu filho e é mais experiente que ele. Seja firme. Se disser sim, que seja sim, se disser não que seja não. Se disser não e dentro de teu coração ficar querendo dizer sim, ou se os argumentos de teu filho esta te vencendo, ele sentirá isso e usará de mais teimosia e  conseguirá o teu sim.

Pais sejamos fortes e sensíveis para entender que nossos filhos são muito inteligentes e amavéis. Sabem o que querem e onde querem chegar na vida. Nos orgulhemos disso. Porém  respeito e limites  aos filhos é amor que exige. Dê amor exigente ao seu filho, é a maior riqueza que um pai pode dar a um filho.

Um cordial abraço!

Idinéia Romitti
Terapeuta Renascedora
e-mail: idineiaromitti@gmail.com

Nenhum comentário: